domingo, 9 de fevereiro de 2014

O início

quadro de Hso pei hung
 
No início da comunidade de investigação dividi a turma em dois, de forma a ter um círculo mais pequeno, ficando com 2 grupos  de 12. É aconselhável que assim seja, já que facilita o diálogo e a participação de todos. Para o facilitador de FpC, um grupo pequeno também ajuda, já que assim, é mais fácil cuidar que todos participam, ouvir, motivar e incentivar a participação o grupo e de cada um em particular. 
Comecei por utilizar o livro de Matthew Lipman, Kiko e Gui, pois para além de ser o mais adequado para a faixa etária dos alunos, na altura 6 anos, aborda situações que causam interesse e suscitam curiosidade, levando as crianças a questionar e a comparar a situações do livro com a sua própria experiência.  Na Filosofia para Crianças, a experiência de cada um não são experiências isoladas, fazem parte de uma rede de relações, onde se partilham experiências, permitindo conhecer diferentes perspectivas, que vão enriquecer a oportunidade de resposta perante situações diversas.
 
"Philosophy for Children no es, pues, un método pedagógico para explicar filosofía, no es un conjunto de normas para hacer filosofía, sino que esel mismo una actividad filosófica" (Carreras, Carla: 2011).
 
Passemos então à actividade, irei transcrever alguns diálogos.
 


1 comentário: